logomarca da clínica geriátrica Dra Priscila Pisoli

Blog

Ansiedade na terceira idade: compreendendo as causas e identificando os sintomas

Porque devemos ficar atentos ao sinais de ansiedade.
A ansiedade em Idosos pode ter várias causas. É importante ficar atento aos sintomas e procurar ajuda especializada.

De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria Geriátrica (AAGP), os transtornos de ansiedade atingem de 10 a 20% da população idosa, muitas vezes passando despercebidos e sem diagnóstico.

Claro, sentir ansiedade em determinados momentos é completamente natural. Porém, quando essa emoção se torna constante e excessiva, não podemos ignorá-la. Por isso, é tão importante entendermos as particularidades da ansiedade na terceira idade. Conhecer suas causas, possíveis gatilhos e aprender a reconhecer os sintomas possibilita uma intervenção precoce e um controle mais eficaz do transtorno.

Mas o que faz com que os idosos sejam mais vulneráveis à ansiedade? E quais são os sinais de alerta que merecem atenção?

Vamos entender melhor esses pontos, nos tópicos a seguir.

Causas da ansiedade na terceira idade

A ansiedade pode ser resultado de diversos fatores e sua origem nem sempre é clara. Ainda que os pesquisadores não compreendam totalmente por que alguns idosos sofrem de ansiedade excessiva, é provável que uma combinação de gatilhos situacionais e ambientais estejam envolvidos.

Assim, dentre os fatores de risco mais comuns para transtornos de ansiedade na terceira idade, podemos citar:

1. Alterações no estilo de vida

A chegada da terceira idade pode trazer várias mudanças em nossas vidas, sendo que algumas delas podem ser estressantes e gerar ansiedade para os idosos.

A aposentadoria, por exemplo, pode fazer com que nos sintamos sem propósito ou um pouco perdidos, enquanto ver os filhos saírem de casa pode provocar sentimentos de solidão e vazio.

A necessidade de lidar com questões de saúde, perda de independência, limitações quanto à mobilidade física e, eventualmente, ter que mudar para uma nova casa ou morar com parentes, também são fatores que podem deixar os idosos ainda mais ansiosos nesta etapa da vida.


Confira também: Prevenção de acidentes domésticos com idosos: dicas para deixar a casa mais segura.


Alteração no estilo de vida pode causar ansiedade.
A perda da independência pode causar muita ansiedade nas pessoas na terceira idade.

2. Perdas e luto

Na terceira idade, muitas pessoas encaram a difícil realidade da perda de entes queridos, amigos e cônjuges. Com o passar do tempo, pode ser um desafio aprender a viver sem aqueles que eram próximos e importantes para nós, e a dor da perda pode se manifestar na forma de ansiedade.

3. Doenças e condições médicas

É comum que os idosos tenham que lidar com condições médicas, exigindo um cuidado maior com a saúde.

Um diagnóstico de diabetes, por exemplo, pode exigir mudanças significativas na alimentação e na rotina de exercícios, além do monitoramento constante dos níveis de açúcar no sangue.

Já as doenças cardíacas podem impor limitações à atividade física e gerar preocupações com a possibilidade de eventos cardíacos futuros.

Dor crônica, por sua vez, pode afetar a qualidade de vida, prejudicando a realização de atividades diárias e a interação social.

Dessa forma, lidar com essas condições — juntamente com a necessidade de administrar medicamentos e consultas médicas frequentes — pode ser um fator que contribui para o aumento da ansiedade em idosos.

4. Insegurança financeira

À medida que envelhecemos, as preocupações com as finanças podem se tornar cada vez mais presentes.

A redução da renda após a aposentadoria — bem como a dificuldade em encontrar um novo emprego, caso necessário — ou dúvidas quanto à capacidade de arcar com as despesas diárias, manter a qualidade de vida e garantir recursos suficientes para os anos futuros podem ser fontes de preocupações constantes. Essas incertezas, por sua vez, podem acabar afetando a saúde mental e emocional dos idosos e resultar em sintomas de ansiedade.

5. Efeitos colaterais ou uso indevido de medicamentos, álcool e cafeína

Os cuidados com a saúde na terceira idade podem demandar o uso de diferentes medicamentos e, por vezes, os efeitos colaterais ou interações desses remédios podem contribuir para o aumento da ansiedade.

Por outro lado, os sintomas ansiosos também podem ser agravados em função do desrespeito às orientações médicas ou automedicação.

Logo, se você faz uso de medicamentos, é importante conversar com seu geriatra sobre os possíveis efeitos colaterais e não alterar dosagens (ou fazer uso de outros remédios) sem antes consultar o profissional.

Álcool e cafeína também devem ser consumidos com moderação. Embora possa parecer relaxante, em um primeiro momento, o uso prolongado de álcool pode resultar em dependência e agravar os sintomas de ansiedade. Já a cafeína, presente no café, chá e em alguns refrigerantes, é um estimulante que pode aumentar a ansiedade e a inquietação.

A insônia é um dos sintoma de ansiedade nas pessoas idosas
A ansiedade pode gerar muitos sintomas comportamentais, como a dificuldade para dormir.

Leitura recomendada: Dicas para seguir um plano de alimentação saudável na terceira idade.


6. Insônia e problemas de sono

Os distúrbios do sono — tais como insônia, apneia e síndrome das pernas inquietas — são frequentes na terceira idade e podem ter um impacto significativo no bem-estar emocional e mental.

Uma vez que comprometem a qualidade do sono, esses problemas podem afetar negativamente a saúde mental, exacerbar os sintomas de ansiedade e deixar os idosos se sentindo cansados e irritados ao longo do dia.

7. Histórico familiar de transtornos de ansiedade

Ter parentes próximos que já enfrentaram (ou enfrentam) transtornos de saúde mental pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de ansiedade na terceira idade, pois a predisposição genética — aliada a fatores ambientais e comportamentais — pode contribuir para o surgimento dessas condições.

Assim, caso outros familiares já tenham sido diagnosticados com distúrbios de ansiedade, compartilhe essa informação com seu médico. Essa precaução pode auxiliar na identificação precoce e no tratamento adequado para controlar os sintomas.


Leia também: Quais os fatores de risco do Alzheimer?


Sintomas da ansiedade em idosos

Agora que nos familiarizamos com as principais causas da ansiedade na terceira idade, é importante entender como esse transtorno se manifesta em termos de sintomas. Afinal, aprender a reconhecer os sinais do problema é fundamental para saber quando procurar ajuda profissional (preferencialmente, de um psicogeriatra) e garantir um envelhecimento saudável.

Para facilitar a percepção dos sintomas da ansiedade, vamos categorizá-los em três grupos:

Sintomas físicos

  • Dores de cabeça
  • Sensação de aperto no peito
  • Arritmias cardíacas
  • Suor excessivo
  • Diarreia
  • Tensão muscular
  • Tremores
  • Náusea

Sintomas emocionais e cognitivos

  • Nervosismo
  • Irritabilidade
  • Medo ou preocupação excessivos
  • Depressão
  • Preocupações com a segurança
  • Inquietação
  • Problemas de memória e foco
  • Pesadelos
  • Pensamentos obsessivos

Sintomas comportamentais

  • Dificuldades para dormir
  • Limitações físicas para a realização de tarefas rotineiras
  • Evitar interações sociais
  • Recusa em se envolver em atividades rotineiras
  • Comportamentos ritualísticos (por exemplo, lavagem repetida das mãos)

Embora esses sintomas sejam os mais comuns, vale destacar que eles variam de pessoa para pessoa e, às vezes, esses mesmos sinais podem indicar outras condições médicas. Por isso, se você perceber algum desses sintomas em si mesmo ou em alguém próximo, é fundamental buscar o apoio de um profissional de saúde para esclarecer o diagnóstico e receber o tratamento adequado.

Dra. Priscila Henriques Pisoli
Médica Geriatra | CRM 145368 | RQE 84315

Celular e WhatsApp: (11) 97038-3560
Endereço: Rua Borges Lagoa, 1.070 Conj.53
Vila Clementino, São Paulo, SP

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

plugins premium WordPress