Você cuida da sua alimentação, faz exercícios físicos, mantém uma vida social ativa, visita seu geriatra regularmente…
Mas, ao buscar bem-estar e garantir sua autonomia no dia a dia, também está atento à prevenção de acidentes domésticos?
Sim, a sua casa pode precisar de pequenas adaptações, a fim de evitar contratempos que possam resultar em consequências bastante desagradáveis.
O risco de queda, por exemplo – comum em acidentes domésticos com idosos – é um perigo que você precisa aprender a driblar.
Se você acredita que não é necessário se preocupar — pois conhece muito bem sua moradia — talvez mude de ideia ao conhecer alguns dados.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) de 28% a 35% das pessoas com mais de 65 anos de idade sofre algum episódio de queda a cada ano. No caso de idosos com mais de 70 anos, a probabilidade é ainda maior, chegando a atingir 42% dessa população.
Em função desse tipo de acidente doméstico, você fica sujeito a fraturas, lesões musculares e neurológicas, necessidade de hospitalização, bem como uma série de restrições que podem comprometer sua independência.
Então, já que neste blog estamos focados em apresentar dicas que promovam o envelhecimento saudável, entendemos que é fundamental incluir a prevenção de acidentes domésticos em nossa conversa.
Por isso, queremos compartilhar orientações simples, que vão deixar sua casa mais segura e, assim, te manter afastado de perigos que ameaçam sua saúde e integridade física.
Siga a leitura e veja as dicas da Dra. Priscila Henriques Pisoli, médica geriatra, sobre a prevenção de acidentes domésticos com idosos.
Prevenção de acidentes domésticos no banheiro
Vamos começar pelo cômodo da casa onde os acidentes domésticos com idosos são mais comuns — e, portanto, exige cuidados redobrados.
A fim de evitar quedas, escorregões, dificuldades de mobilidade ou outros tipos de desconfortos, verifique os seguintes pontos em seu banheiro:
- Iluminação: deve ser eficiente, de modo que você consiga enxergar todo o ambiente com clareza, mas não intensa a ponto de ofuscar seus olhos.
- Barras de apoio: é aconselhável instalá-las nas paredes próximas ao chuveiro e ao vaso sanitário.
- Tapetes antiderrapantes: remova do banheiro qualquer tapete que não tenha suporte antiderrapante. Tapetes que possam deslizar (que não se fixam bem ao chão) são fatores de risco para acidentes domésticos, que muitos negligenciam.
- Cadeira de banho: não é incomum ter dificuldade para se equilibrar em superfícies molhadas. O desafio pode ser ainda maior se você tem mobilidade reduzida. Nessas situações, adotar uma cadeira de banho pode resolver o problema, trazendo mais segurança e conforto.
- Assento sanitário elevado: fáceis de instalar, os assentos elevados são excelentes alternativas quando o vaso sanitário é muito baixo e exige esforço para utilizá-lo.
- Temperatura da água: banhos muito quentes podem gerar queimaduras e ressecamento da pele. Já a água excessivamente fria, pode reduzir o fluxo sanguíneo para a pele, órgãos internos e coração. Logo, também não é indicada. O ideal é manter a temperatura morna, próxima aos 36ºC.
Veja também: Dicas de cuidados com a pele na terceira idade.
Prevenção de acidentes domésticos com idosos na cozinha
Nesse ambiente da casa, as dicas da médica geriatra Priscila Pisoli são:
- Não saia da cozinha enquanto estiver cozinhando alimentos.
- Evite usar roupas muito largas (que possam tocar as chamas do fogão durante o preparo das refeições), bem como deixar panos de prato e pegadores de panela próximos ao fogo.
- Revise a fiação (principalmente em casas antigas) para garantir que tudo está seguro.
- Mantenha os utensílios em local de fácil acesso.
- Garanta que o ambiente esteja bem iluminado.
- Evite o uso de panelas pesadas.
- Seque o chão imediatamente, caso algum líquido caia ou você observe algum vazamento (da geladeira, por exemplo).
- Em áreas que podem ficar molhadas com facilidade (em frente à pia, principalmente), utilize tapetes antiderrapantes.
- Lembre de deixar as alças/cabos das panelas voltadas para dentro do fogão, a fim de evitar esbarrões acidentais.
Leia também: 6 dicas de alimentação saudável na terceira idade.
Dicas de prevenção de acidentes no quarto
Aqui, as sugestões incluem:
- Altura da cama: escolha uma cama com altura confortável. Mais ou menos na altura do joelho é uma boa medida. Assim você não terá dificuldade para subir ou descer.
- Tipo de colchão: opte por colchões firmes, com densidade adequada ao seu peso.
- Luzes: tenha um abajur ao lado da cama e sempre acenda a luz, caso precise se levantar à noite.
- Telefone: próximo ao abajur, deixe um telefone para ter fácil acesso a ele, em situações de emergência.
- Armários: tal como mencionamos ao indicar medidas de segurança na cozinha, em seu quarto você também deve ter comodidade para acessar os itens de que precisa. Evite usar prateleiras muito altas, que exijam o uso de um banquinho para alcançá-las.
- Tapetes: se optar por usar tapetes, certifique-se de que eles fiquem bem fixos ao chão, sem formar vincos, nos quais você possa tropeçar.
Saiba também: Como envelhecer bem: práticas que fazem a diferença.
Prevenção de acidentes domésticos na sala
Tanto na sala quanto em outros espaços de convivência da casa, é útil colocar em prática as seguintes orientações, para evitar acidentes domésticos com idosos:
- Deixe o caminho livre de obstruções. Elimine objetos de decoração que dificultem seu deslocamento, principalmente se o espaço é limitado.
- Novamente, é importante chamar a atenção para os tapetes. Se você não quiser abrir mão deles, uma dica é usar fita adesiva, para garantir que fiquem estáveis.
- Cadeiras e sofás devem ter a altura apropriada para você. Para tanto, veja se consegue usá-los (sentar e levantar) sem qualquer dificuldade.
- Tenha cuidado com fios e cabos elétricos. Eles devem ficar longe do caminho e presos, com fita adesiva, nas paredes laterais da sala.
- Ajuste a iluminação para que você tenha conforto visual. Evite ambientes escuros, que possam comprometer sua visão. Cortinas também podem ser bem-vindas, para impedir que a luz natural ofusque seus olhos.
Confira: Dicas para proteger a memória do envelhecimento.
Seguindo esses cuidados, você evitará uma série de entraves comuns, que resultam em acidentes domésticos com idosos.
Embora a prevenção não possa eliminar, totalmente, o risco de acidentes, ela os minimiza significativamente.
E, como você pode notar, não é preciso fazer alterações “radicais” para garantir um lar mais seguro.
Invista na prevenção e no seu conforto!
Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, use o campo dos comentários (logo abaixo) para escrever suas perguntas!