Blog

Todos os posts

Importância da hidratação na terceira idade

hidratação na terceira idade
Saiba a importância do consumo regular de água para os idosos – os benefícios da hidratação na terceira idade.

A hidratação na terceira idade merece atenção especial. Isso porque os adultos mais velhos costumam sentir menos sede — ou seja, o “aviso” natural de que precisamos consumir água é menos eficiente nessa faixa etária.

A regulação da temperatura do corpo, na terceira idade, também sofre prejuízos. Assim, após atividades físicas, o risco de desidratação, em função da transpiração, acaba sendo maior.

Além disso, conforme envelhecemos, ocorrem mudanças em nossa composição corporal que acabam reduzindo o índice de água no organismo.

Em função desses e outros fatores (como o uso de certos medicamentos), os casos de desidratação no idoso são mais comuns do que você imagina. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, calcula-se que até 40% dos idosos podem estar cronicamente desidratados.

Por que o cuidado com a desidratação no idoso é tão relevante?

Todos nós, independente da idade, precisamos ingerir uma boa quantidade de água, diariamente, para que nossas funções vitais funcionem adequadamente.

Para você ter uma ideia da relação entre hidratação e saúde, saiba que a água desempenha papel fundamental em atividades essenciais, tais como:

  • Lubrificação das articulações;
  • Manutenção da temperatura corporal;
  • Transporte de nutrientes para as células,
  • Bombeamento do sangue para o coração;
  • Desintoxicação do organismo;
  • Proteção e bom funcionamento do cérebro.

Talvez a importância da hidratação na terceira idade se mostre ainda mais compreensível quando consideramos o que pode ocorrer quando não bebemos água suficiente.

Sendo assim, vale destacar que a desidratação no idoso pode resultar em uma série de sintomas, incluindo:

  • Esquecimentos e confusão mental (que pode ser confundida com sinais de demência);
  • Fadiga ou sensação de fraqueza;
  • Náuseas;
  • Olhos e boca mais secos;
  • Mãos e pés frios;
  • Respiração e batimentos cardíacos acelerados;
  • Pouca ou nenhuma micção;
  • Urina escura ou de cor âmbar;
  • Problemas urinários e renais;
  • Convulsões;
  • Irritabilidade;
  • Problemas cardíacos;
  • Tontura;
  • Dores de cabeça;
  • Pele ressecada;
  • Cãibras musculares;
  • Cansaço e falta de coordenação motora (que aumentam o risco de quedas e lesões).

Por conta de tudo isso, um dos principais “mandamentos” do envelhecimento saudável é o cuidado com a hidratação na terceira idade adequada.

Se você precisa de ajuda para mudar seus hábitos e aumentar o consumo diário de água, confira as dicas a seguir.

tomar água pode ser mais prazeroso
Água saborizada pode torna o consumo de água mais prazeroso.

Dicas para melhorar a hidratação na terceira idade

Antes de apresentarmos as dicas para manter a hidratação em dia, vamos tocar num ponto que gera muitas dúvidas: afinal, qual a quantidade ideal de água que pessoas na terceira idade devem ingerir?

Se você fizer uma rápida pesquisa na internet, encontrará orientações diversas. Notará que não há um número exato — embora aproximadamente 2 litros por dia seja uma média razoável.

O que você precisa saber, no entanto, é que a quantidade de água que você deve beber diariamente depende de alguns fatores.

Por exemplo, existem medicamentos que fazem com que seu corpo elimine mais água do que o normal.

Outra situação que deve ser levada em conta são as diferentes condições de saúde que podem interferir na sua necessidade de ingestão de líquidos.

Logo, embora você possa ter em mente um número genérico de copos d’água que precisa consumir por dia, é fundamental que converse com seu médico geriatra sobre esse assunto.

O profissional avaliará seu histórico médico e, dessa forma, poderá instruí-lo com mais precisão sobre a quantidade de água que você precisa beber todos os dias.

A partir do que seu médico recomendar, você pode introduzir, em sua rotina, algumas das dicas que listamos abaixo:

  1. Limite a ingestão de bebidas alcoólicas, pois o álcool tem efeito diurético e pode contribuir para a desidratação.
  2. Inclua na dieta alimentos com alto teor de água (melancia, tomate, pepino, abacaxi, maçã, alface, repolho e abobrinha são boas opções).
  3. Adicione fatias de limão ou laranja para saborizar a água. Esse truque pode fazer com que o consumo de água se torne mais prazeroso e, portanto, mais fácil de manter.
  4. Acostume-se a beber um copo d’água em situações específicas do dia. Por exemplo, você pode se habituar a beber água assim que levantar da cama, logo após as refeições, depois de escovar os dentes ou quando concluir seus exercícios físicos.
  5. Leve uma garrafa d’água onde quer que você vá. Manter água sempre à vista é uma das melhores dicas para aumentar a hidratação na terceira idade. Afinal, como falamos no início do texto, se você esperar sentir sede para, então, servir-se de um copo d’água, possivelmente não estará consumindo líquidos suficientes para o equilíbrio de sua saúde.
  6. Beba um copo d’água cheio quando tomar seus medicamentos. Esse é outro modo de associar algo que já faz parte de sua rotina ao novo hábito que pretende adquirir.
  7. Procure variedade. É importante beber água pura, mas outras formas de consumo vão te ajudar a manter a hidratação em dia. Picolés de frutas, milkshakes, smoothies e sopas podem se tornar seus aliados.

Caso você precise de mais dicas para atingir a hidratação adequada, converse com seu médico! Provavelmente, ele te apresentará alternativas adicionais, que funcionem bem para o seu estilo de vida e necessidades atuais.

Lembre-se de que a hidratação, na terceira idade, tem grande impacto na sua saúde física e mental.

Portanto, para envelhecer bem, não adie suas mudanças de hábitos!


Leia também: Dicas de cuidados com a pele na terceira idade.


Dra. Priscila Henriques Pisoli
Médica Geriatra | CRM 145368 | RQE 84315

Celular e WhatsApp: (11) 97038-3560
Endereço: Rua Borges Lagoa, 1.070 Conj.53
Vila Clementino, São Paulo, SP

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira também

plugins premium WordPress